Características edifícios corporativos sustentáveis

Características edifícios corporativos sustentáveis

Para aliar inovação à eficiência operacional, edifícios corporativos sustentáveis adotam soluções para tornar as construções eficientes, tanto em empreendimentos residenciais quanto comerciais. Edifícios corporativos que implementam práticas sustentáveis são contemplados com a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), criada com o intuito de promover e fomentar práticas de construções sustentáveis. 

A certificação Leadership in Energy and Environmental Design – LEED® foi criada e é coordenada pelo U.S. Green Building Council (USGBC). É reconhecida internacionalmente pelo incentivo à implantação de estratégias de alta performance ambiental e eficiência energética de edifícios.

A certificação LEED pode ser aplicada a diversos tipos de projetos, em qualquer fase da construção, incluindo novas construções, reformas e operação e manutenção, contribuindo para a valorização do metro quadrado dos empreendimentos.

Os empreendimentos que buscam a certificação LEED são avaliados nas seguintes categorias.


- Processo Integrado;

- Localização e Transporte;

- Terrenos Sustentáveis;

- Eficiência Hídrica;

- Energia e Atmosfera;

- Materiais e Recursos;

- Qualidade do Ambiente Interno;

- Inovação;

- Prioridade Regional. 

Edifícios corporativos sustentáveis localizados no Passeio Pedra Branca

 

Edifícios corporativos sustentáveis construídos no entorno do Passeio Pedra Branca se destacam por adotarem práticas inovadoras que promovem um melhor aproveitamento dos recursos naturais, economia de custos, além de conferir conforto e praticidade ao cotidiano de moradores e visitantes. 

Os empreendimentos se caracterizam pelo uso misto do espaço urbano para que as pessoas possam viver, trabalhar e ter acesso ao comércio e lazer, visando sempre o uso consciente e responsável de recursos naturais.

O Office Green é considerado a primeira edificação comercial a ser entregue no projeto da nova centralidade de bairro, implantado no entorno do Passeio Pedra Branca. O empreendimento se destaca por ser o primeiro prédio comercial de Santa Catarina a conquistar o certificado de sustentabilidade LEED na categoria Gold. 

A proposta arquitetônica foi conceituada para dinamizar com o espaço da praça e dialogar com o entorno como uma fachada viva em constante movimento. A icônica fachada em pele de vidro aumenta a luminosidade interna do hall com alto fator de proteção solar. Brises protegem as esquadrias, contribuindo para o conforto térmico das unidades. 

Entre as práticas sustentáveis adotadas na construção, podemos destacar ainda, o uso de tintas à base de água e de madeira certificada, captação e reaproveitamento da água da chuva, a adoção de válvulas duplas de descarga, válvulas redutoras de pressão, sensores de presença, lâmpadas ecoeficientes e de elevadores inteligentes, e a reciclagem de mais de 95% dos resíduos gerados durante a execução da obra.

O Atrium Offices é outro exemplo de edifício corporativo sustentável integrado ao Passeio Pedra Branca. O empreendimento possui a maior classificação em sustentabilidade em Santa Catarina, conferido para empreendimentos que fazem o uso racional de materiais e recursos naturais, promovendo sustentabilidade e eficiência energética na edificação. 

Edifícios corporativos sustentáveis adotam práticas ambientalmente responsáveis para assegurar autossuficiência energética e baixo impacto ambiental. Acesse o site da Passeio Endereços e conheça os edifícios corporativos sustentáveis disponíveis no portfólio para aproveitar as melhores oportunidades de investimento no mercado imobiliário.